SÍNDICOS PROFISSIONAIS x SÍNDICOS MORADORES OU ORGÂNICOS x GERENTES OU ZELADORES

Saiba quais são as diferenças básicas entre síndicos profissionais e orgânicos (ou moradores) e quais as atribuições de zeladores ou gerentes condominiais.

  • Estabelecer diretrizes e validar as ações praticadas pela administradora do condomínio
  • Realizar o menor custo possível, sem descuidar da manutenção e da valorização do patrimônio
  • Identificar ações e processos para tornar o imóvel mais atrativo aos olhos de locatários e usuários
  • Ser eficiente na gestão de contas a receber, de forma a minimizar inadimplência
  • Cumprir as determinações da convenção, regimento interno e decisões das assembleias
  • Zelar pela segurança e tranquilidade dos proprietários e locatários
  • Servir como facilitador das relações interpessoais entre os usuários do condomínio
  • Conduzir com experiência eventuais processos envolvendo vícios ocultos de construção
  • Avaliar as cotações e equalizações elaboradas pela administradora ou por funcionários relativas a serviços e fornecimentos de pequena monta;
  • Responsabilizar pela cotações e equalizações de serviços e fornecimentos de grande monta, contratando consultores e especialistas quando for o caso;
  • Elaborar, ou validar (quando produzidos pela administradora), os orçamentos e relatórios com prestações de contas mensais
  • Acompanhar o fluxo de caixa, de forma a evitar saldos negativos e pagamento de juros à administradoras e instituições financeiras
  • Identificar e justificar distorções entre orçamento previsto x realizado
  • Preocupar com a classificação correta das despesas do condomínio
  • Elaborar e submeter a análise jurídica os contratos a serem firmados com prestadores de serviço de forma a minimizar riscos para o condomínio
  • Questionar, avaliar esclarecimentos e minimizar processos que envolvam gastos e pagamentos sem o devido amparo contratual
  • Elaborar, ou validar (quando produzidos pela administradora), e verificar periodicamente os checklists de manutenção predial (pinturas, bombas, sistemas elétricos de baixa e alta tensão, elevadores, edificações, sistemas de água e esgotamento sanitário, estruturas, pisos elevados, geradores, compressores, segurança, ar condicionado, etc.)
  • Realizar pesquisas para avaliar necessidades e nível de satisfação de usuários
  • Ignorar a legislação específica e os riscos inerentes ao exercício do cargo
  • Propor orçamentos e taxas reduzidas em prejuízo das manutenções necessárias, da limpeza adequada e da valorização do imóvel
  • Propor soluções e resolver impasses sempre de forma a beneficiar “os mais amigos”
  • Relevar nas cobranças de juros e multas por atrasos de obrigações condominiais
  • Relevar na aplicação de multas e na cobrança de prejuízos causados por condôminos
  • Utilizar frequentemente fundo de reserva e cotas extras para despesas ordinárias
  • Realizar investimentos sem o devido respaldo das assembleias e dos condôminos
  • Relevar nas avaliações de concorrências para realização de serviços e fornecimentos de qualquer monta
  • Utilizar contratos elaborados pelos próprios fornecedores sem efetuar análise de riscos
  • Relevar práticas e melhorias de mercado utilizadas no segmento
  • Relevar cobranças e taxas extras muitas vezes cobradas por fornecedores e administradoras
  • Relevar prestação de contas com a clareza necessária
  • Efetuar gastos muitas vezes cobertos pelos seguros necessários, ignorando as coberturas legais e contratadas
  • Ignorar procedimentos importantes para condução de processos envolvendo execução de serviços em garantia de construção e efetuar gastos muitas vezes cobertos por estas garantias
  • Tendência à priorização de investimentos em situações de embelezamento em detrimento das situações de manutenção importantes e legais
  • Assegurar diariamente que no condomínio tudo funcione de forma organizada e harmônica
  • Garantir que as normas de procedimento e regulamento interno sejam cumpridas por funcionários, prestadores de serviços, moradores e visitantes
  • Atentar para o cumprimento, por parte de condôminos, funcionários e prestadores de serviço, das normas de segurança vigentes e orientações do síndico ou preposto proferidas com este enfoque
  • Realizar rondas pelo condomínio verificando o cumprimento dos checklists aprovados e identificando quaisquer irregularidades (integridade das áreas comuns, existências de situações suspeitas, vazamentos, necessidade de reparos, funcionamento de equipamentos, respeito às normas de segurança, etc.)
  • Controlar chamadas emergenciais de manutenção dos elevadores e demais equipamentos
  • Zelar para que nenhum resgate de pessoas presas nos elevadores seja feito por indivíduos que não sejam os bombeiros ou funcionários da empresa contratadas para tal
  • Conhecer os controles de emergência do condomínio, acionando-os sempre que necessário
  • Ligar e desligar equipamentos, como bombas, luzes, etc., sempre que necessários e em horários definidos, além de orientar os funcionários de serviços gerais quanto aos horários a serem seguidos
  • Coordenar atividades de manutenção, acionando as empresas contratadas sempre que necessário
  • Identificar e informar o síndico sobre eventuais necessidades de manutenção predial corretivas e preventivas
  • Comunicar o síndico sobre ocorrências anormais nos equipamentos ou envolvendo funcionários, moradores, vizinhos, terceiros e órgãos públicos
  • Realizar pequenos reparos dentro da sua habilidade e competência
  • Acompanhar entregadores de interesse do condomínio e demais prestadores de serviços
  • Orientar prestadores de serviço quanto ao uso do elevador de serviço
  • Prestar atendimento aos prestadores de serviço, fornecedores e demais funcionários do condomínio, esclarecendo dúvidas e passando informações
  • Registrar no livro de ocorrência orientações emergenciais e importantes para passagem de turno, sobre necessidades de limpeza, manutenção preventiva e corretivas, etc.
  • Observar os horários para realização de mudanças e de obras nos apartamentos
  • Controlar entrada de material de construção e verificar com o síndico se a unidade em questão está apta a realizar reformas dessa monta
  • Acompanhar os horários de entrada e saída de funcionários e de prestadores de serviço
  • Participar junto com o síndico da avaliação dos funcionários
  • Atender as solicitações de moradores, buscando solucionar os problemas de sua área de competência e comunicando o síndico sobre as ocorrências
  • Solicitar, manter atualizados e encaminhar à administradora os dados cadastrais dos moradores
  • Realizar a distribuição de correspondências
  • Em caso de festas, solicitar ao morador e manter na portaria uma relação de convidados para facilitar a identificação
  • Inspecionar as garagens verificando as condições dos carros estacionados (luzes acesas, vidros abertos, parados fora das vagas, etc.) e alertando os moradores sobre possíveis desvios
  • Recolher eventuais objetos esquecidos por moradores nas áreas comuns, especialmente garagens e devolver aos proprietários. Caso não seja possível identificar quem seja o proprietário, registrar no livro de ocorrências e guardar o objeto em local apropriado
  • Manter e consultar a relação de corretores autorizados a entrar nos imóveis disponíveis para venda ou locação. Corretor e acompanhantes deverão ser identificados e seus dados registrados no livro de visitantes
  • Manter controle de documentos/encomendas a serem entregues a terceiros, a pedido de moradores. Entrar em contato com os moradores favorecidos de alguma encomenda que esteja na recepção/administração com mais de 48 horas
  • Manter na portaria relação de telefones úteis e de emergência para uso dos porteiros
  • Zelar pela organização e limpeza das áreas comuns, não permitindo que documentos, encomendas, jornais etc. se acumulem na recepção e portaria
  • Cobrir horário de descanso dos porteiros, quando necessário, cumprindo, neste caso, as normas determinadas ao porteiro
  • Cuidar da coleta e retirada do lixo instruindo a colocação e recolhimento de lixeiras ou containers em local apropriado para a devida coleta pública
  • Providenciar a reposição de material de limpeza do condomínio
  • Realizar eventual compra de material de consumo e limpeza para o condomínio, mediante concorrência e aprovação do síndico
  • Tratar a todos, indistintamente, com educação, sem modismos e sem maiores intimidades. Praticar sempre “sim, senhor”, “pois não”, “não senhor”, “desculpe, estou cumprindo ordens”, “favor anotar suas considerações no livro próprio”. Evitar fofoca e discussões de qualquer natureza, e expressões como “querido”, “meu rei”, “doutor”, “meu amigo”
  • Evitar conversas prolongadas que não tenham relação direta com o trabalho em exercício no condomínio, pessoalmente ou ao telefone fixo/celular
Informação Aliato Gestão sobre síndico amador e síndico profissional